sexta-feira, 22 de março de 2013

A relíquia da Família Basso

O Ford Coupe da década de 1940 é um dos carros que estão em exposição no Parque Rovilho Bortoluzzi, em Xanxerê

Por Fabiane De Carli Tedesco


O ronco do motor já dizia tudo: o carro que saía da garagem esbanja potência. Logo, a relíquia da Família Basso ganhava a luz do sol. O Ford Coupe da década de 1940, laranja de época, conhecido como barata, é o xodó do dentista Ricardo Basso. O apreço é compartilhado por toda a família, principalmente pelos filhos Lucas e Brenda.
Há sete anos, Ricardo comprou o Ford. Ele foi todo reformado e, o que antes era uma lata velha, como conta Ricardo, hoje é uma joia rara que os filhos aprenderam a dar valor. Ricardo adquiriu o gosto pelos carros com o seu avô, Amélio Betollo. "Ele foi a primeira pessoa a comprar um automóvel na cidade de Erval Grande (RS), na década de 1930, 1940."
O apaixonado acredita que o desejo de consertar carros antigos se expandiu na década de 2000, por conta dos programas transmitidos pela TV a cabo. Uma cultura norte-americana, absorvida pelo Brasil, que reúne admiradores de todos os lugares. A exemplo do que acontece neste final de semana em Xanxerê: a quinta edição do Encontro de Carros Antigos, Caminhões, Bicicletas e Antiguidades do Veteran Car Clube daquela cidade. Ricardo já confirmou que vai levar o seu Ford.
Os carros antigos demandam investimento e, quando são reformados, não são comumente vistos pelas ruas sem que haja uma intenção maior. E são nesses eventos que carros como o Ford Coupe dão o ar da graça. A sensação de andar em um é inexplicável, segundo Ricardo. "Tem que entrar e sentir, é impossível transmitir a sensação. É um prazer enorme rodar com um carro da década de 1940."
Quando Ricardo roda com ele, o Ford para o trânsito e quase causa acidentes. O carro sempre é fotografado, as pessoas querem saber mais sobre ele e até fazem propostas. Porém, Ricardo não quer nem saber de se desfazer da relíquia. "Já disse para os meus filhos que, se um dia precisarem vender alguma coisa, não vendam o carro."

O encontro

A quinta edição do Encontro de Carros Antigos, Caminhões, Bicicletas e Antiguidades do Veteran Car Clube de Xanxerê acontece nos dias 23 e 24 de março, no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi. Há uma área coberta para 180 veículos, restaurante, mercado de pulgas, área para acampamento, transporte gratuito aos expositores para o Centro, premiações e entrega de certificados. Entre as atrações, um Cadillac conversível que promete arrancar suspiros do público.
Organizador do evento, Jair Tacca Júnior comenta que fazem parte do encontro clubes de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e da Argentina. Com entrada gratuita ao público, o encontro tem expectativa de reunir um número superior a cinco mil pessoas e mais de 300 veículos, a exemplo do evento anterior.
Jair aprendeu com o pai a gostar de carros. Seu pai tinha um Ford Maverick, que o inspirou a seguir pelo caminho dos carros antigos. "Desde moleque tenho esta paixão e até hoje sou apaixonado pelos carros antigos."