quinta-feira, 23 de maio de 2013

Para além da superfície



“Olhos do Coração” fala de uma criança incapaz de ver o mundo com os olhos físicos

Por Fabiane De Carli Tedesco

Foi no dia 15 de novembro de 2012 que o tão esperado primeiro filho de Marinês Pinsson Panozzo foi anunciado. “Olhos do Coração” é o primeiro livro de Marinês, que teve a sua história ilustrada por Claudia Alessandra Ramos Moschetta. Depois de uma longa procura, a Editora CRV, de Curitiba (PR), foi a escolhida para dar vida ao projeto da pedagoga, impossibilitada de fazer esforço físico, mas com uma mente inquieta e cheia de imaginação. “Procurávamos uma editora que aceitasse a minha forma de escrever e a forma da Claudia desenhar”, comenta Marinês. Com coragem e garra, Marinês e Claudia foram atrás, até que encontraram o que tanto procuravam.
Amante da leitura épica e da ficção com um fundo de verdade, nascida em 16 de agosto de 1965, a filha de Ibiaçá (RS) – chapecoense de coração – percorre as escolas para divulgar o resultado do seu trabalho. “Olhos do Coração” é uma obra de literatura infantil que foi uma espécie de saída para Marinês, que procurava uma maneira de fazer a diferença no mundo.
“Por conta de um problema de saúde, tive que parar de trabalhar. Só que eu não queria ser mais uma a não fazer nada. Queria fazer algo de bom para a humanidade, que fosse além da minha vida, da vida dos meus filhos. A vontade de fazer algo falou mais alto do que a preocupação com o custo inicial. O custo não é tão importante diante do fato de ter uma criança lendo, manuseando um livro com o seu nome.”
Se antes Marinês ensinava as crianças por meio do ofício de professora, hoje ela pode ensinar por meio da literatura. Um trabalho árduo, em um tempo em que muitas pessoas têm outras prioridades e deixam os livros um pouco de lado, na sua opinião. Classificada na Academia Taubateana de Letras, com menção honrosa da Academia Criciumense de Letras, com o poema “Intrépida Gente”, Marinês encontra no silêncio da casa o ambiente certo para criar. “As histórias surgem nos momentos mais solitários do dia, quando sou só eu comigo mesma.” Momentos de lucidez do pensamento, que não raro surgem em plena madrugada.
“Olhos do Coração” conta a história de uma criança que não vê com os olhos físicos. O texto instiga um segredo, que dá nome à obra. Para os amantes da boa literatura, uma pista: o livro está na Livraria Moderna e na Livraria Camões, em Chapecó.